VISUAL MERCHANDISING
Como montar uma vitrine e arrumar sua loja para deixá-la atraente e aumentar as vendas
O Visual Merchandising ou VM cria uma identidade para sua loja.
Personalizar sua loja através do layout, da disposição dos produtos, da vitrine vai influenciar na hora da venda.
O apelo visual de uma vitrine bem montada pode definir uma compra.
Não é difícil imaginar por que uma vitrine atraente é importante para os negócios.
Personalizar sua loja através do layout, da disposição dos produtos, da vitrine vai influenciar na hora da venda.
O apelo visual de uma vitrine bem montada pode definir uma compra.
Não é difícil imaginar por que uma vitrine atraente é importante para os negócios.
O consumidor é bombardeado por informações visuais o tempo todo.
A vitrine é a chance que um empreendedor tem de conseguir se diferenciar dos demais e atrair o cliente para dentro do seu ponto de venda. @modaemminas
E isso vale para empresas de qualquer porte.
A vitrine é tão importante que já foi descrita no livro "A Guide to Window-Dressing" de 1883.
Hoje, 137 anos depois, ela continua sendo referência na hora da compra.
Infelizmente, muitos lojistas não dão a devida importância a essa maravilhosa ferramente de vendas.
O fato é:
Vitrine não é gasto.
Vitrine é investimento.
Pesquisas comprovam que 80% das vendas, são resolvidas dentro da loja.
E 70% são por causa da vitrine.
O fato é:
Vitrine não é gasto.
Vitrine é investimento.
Pesquisas comprovam que 80% das vendas, são resolvidas dentro da loja.
E 70% são por causa da vitrine.
Para começar, é fundamental conhecer o "corredor comercial" onde se atua.
Uma boa vitrine em um local poderá não surtir o mesmo efeito em outro.
"A partir da localização do ponto de venda, o empresário já consegue traçar as características do seu público. @modaemminas
Por isso, uma loja de rua e uma de shopping são diferentes", explica Leo Ribeiro, consultor independente de marketing e varejo, de São Paulo.
Uma boa vitrine em um local poderá não surtir o mesmo efeito em outro.
"A partir da localização do ponto de venda, o empresário já consegue traçar as características do seu público. @modaemminas
Por isso, uma loja de rua e uma de shopping são diferentes", explica Leo Ribeiro, consultor independente de marketing e varejo, de São Paulo.
O passo seguinte é focar a exposição dos produtos nas necessidades reais do consumidor.
É preciso montar a vitrine atento ao que acontece em volta.
"Se, mesmo no inverno, o tempo esquenta, é recomendável que uma loja de roupas exponha alguns produtos com mais cara de verão.
Isso potencializa das vendas".
É preciso montar a vitrine atento ao que acontece em volta.
"Se, mesmo no inverno, o tempo esquenta, é recomendável que uma loja de roupas exponha alguns produtos com mais cara de verão.
Isso potencializa das vendas".
VISUAL ATRAENTE
Definir o padrão visual é um dos primeiros passos a tomar, sugere o consultor.
A composição não deve estar focada em mais de três cores.
Mesmo que a marca aposte em muitos tons, é preciso encontrar uma combinação que não gere confusão visual nos consumidores.
A composição não deve estar focada em mais de três cores.
Mesmo que a marca aposte em muitos tons, é preciso encontrar uma combinação que não gere confusão visual nos consumidores.
Outra dica é descobrir qual é ponto forte da loja.
Um exemplo são as Casas Bahia.
"O forte deles é o parcelamento. @modaemminas
Então, tudo na vitrine chama para isso e o preço total do produto fica escondido".
Um exemplo são as Casas Bahia.
"O forte deles é o parcelamento. @modaemminas
Então, tudo na vitrine chama para isso e o preço total do produto fica escondido".
Além disso, toda a comunicação tem de estar na altura dos olhos do cliente.
Caso contrário, a vitrine gerará desconforto visual no consumidor.
ROTATIVIDADE
Caso contrário, a vitrine gerará desconforto visual no consumidor.
ROTATIVIDADE
A definição do que vai ser exposto varia conforme a venda da própria unidade.
No caso de uma loja de roupas unissex cuja venda é 70% feminina e 30% masculina, a vitrine deve retratar isso: a maior parte dos produtos para as mulheres e o restante para os homens.
Trocar os objetos expostos e a ambientação da vitrine periodicamente é essencial para não cansar o olhar dos clientes.
"O tema pode ser trocado mensalmente, mas os produtos têm de ser mudados toda semana".
As datas comerciais são boas oportunidades para lucrar e um dos quesitos que faz diferença nessa hora é uma vitrine bem montada. @modaemminas
"A palavra promoção é melhor do que desconto".
"Desconto" dá a impressão de que está se vendendo algo de qualidade inferior, ou cuja vendagem não foi boa.
"O tema pode ser trocado mensalmente, mas os produtos têm de ser mudados toda semana".
As datas comerciais são boas oportunidades para lucrar e um dos quesitos que faz diferença nessa hora é uma vitrine bem montada. @modaemminas
"A palavra promoção é melhor do que desconto".
"Desconto" dá a impressão de que está se vendendo algo de qualidade inferior, ou cuja vendagem não foi boa.
Para empreendedores novatos, a arte da vitrine pode ser aprendida em cursos rápidos, alguns até de 15 dias, que explicam como montar um conjunto chamativo.
Há ainda a possibilidade de se contratar uma agência especializada e terceirizar o VM da sua loja.
É um custo peque perto do quanto ele pode lucrar, diz o consultor
O empreendedor que decidir fazer a vitrine sozinho precisa treinar a equipe para que todos saibam da sua importância. @modaemminas
Mesmo assim, um colaborador terá de ser o responsável por essa área e fazer os ajustes necessários periodicamente.
Fonte: Leo Ribeiro
Sua vitrine já está pronta para arrasar na primavera/verão?
E hora de deixar sua loja atraente.
Abaixo algumas inspirações!
Fotos: Google
Nenhum comentário :
Postar um comentário