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20/10/2020

Visual Merchandising

VISUAL MERCHANDISING

Como montar uma vitrine e arrumar sua loja para deixá-la atraente e aumentar as vendas


O Visual Merchandising ou VM cria uma identidade para sua loja.
Personalizar sua loja através do layout, da disposição dos produtos, da vitrine vai influenciar na hora da venda.
O apelo visual de uma vitrine bem montada pode definir uma compra.
Não é difícil imaginar por que uma vitrine atraente é importante para os negócios.
O consumidor é bombardeado por informações visuais o tempo todo. 
A vitrine é a chance que um empreendedor tem de conseguir se diferenciar dos demais e atrair o cliente para dentro do seu ponto de venda. @modaemminas
E isso vale para empresas de qualquer porte.
A vitrine é tão importante que já foi descrita no livro "A Guide to Window-Dressing" de 1883.
Hoje, 137 anos depois, ela continua sendo referência na hora da compra.
Infelizmente, muitos lojistas não dão a devida importância a essa maravilhosa ferramente de vendas.
O fato é:
Vitrine não é gasto.
Vitrine é investimento.
Pesquisas comprovam que 80% das vendas, são resolvidas dentro da loja.
E 70% são por causa  da vitrine.
Para começar, é fundamental conhecer o "corredor comercial" onde se atua.
Uma boa vitrine em um local poderá não surtir o mesmo efeito em outro.
"A partir da localização do ponto de venda, o empresário já consegue traçar as características do seu público.                  @modaemminas
Por isso, uma loja de rua e uma de shopping são diferentes", explica Leo Ribeiro, consultor independente de marketing e varejo, de São Paulo.
O passo seguinte é focar a exposição dos produtos nas necessidades reais do consumidor.
É preciso montar a vitrine atento ao que acontece em volta.
"Se, mesmo no inverno, o tempo esquenta, é recomendável que uma loja de roupas exponha alguns produtos com mais cara de verão.
Isso potencializa das vendas".
VISUAL ATRAENTE
Definir o padrão visual é um dos primeiros passos a tomar, sugere o consultor.
A composição não deve estar focada em mais de três cores.
Mesmo que a marca aposte em muitos tons, é preciso encontrar uma combinação que não gere confusão visual nos consumidores.
Outra dica é descobrir qual é ponto forte da loja.
Um exemplo são as Casas Bahia.
"O forte deles é o parcelamento.            @modaemminas
Então, tudo na vitrine chama para isso e o preço total do produto fica escondido".
Além disso, toda a comunicação tem de estar na altura dos olhos do cliente.
Caso contrário, a vitrine gerará desconforto visual no consumidor.

ROTATIVIDADE
A definição do que vai ser exposto varia conforme a venda da própria unidade.
No caso de uma loja de roupas unissex cuja venda é 70% feminina e 30% masculina, a vitrine deve retratar isso: a maior parte dos produtos para as mulheres e o restante para os homens.
Trocar os objetos expostos e a ambientação da vitrine periodicamente é essencial para não cansar o olhar dos clientes.
"O tema pode ser trocado mensalmente, mas os produtos têm de ser mudados toda semana".
As datas comerciais são boas oportunidades para lucrar e um dos quesitos que faz diferença nessa hora é uma vitrine bem montada.   @modaemminas 
"A palavra promoção é melhor do que desconto".
"Desconto" dá a impressão de que está se vendendo algo de qualidade inferior, ou cuja vendagem não foi boa.
Para empreendedores novatos, a arte da vitrine pode ser aprendida em cursos rápidos, alguns até de 15 dias, que explicam como montar um conjunto chamativo.
Há ainda a possibilidade de se contratar uma agência especializada e terceirizar o VM da sua loja.
É um custo peque perto do quanto ele pode lucrar, diz o consultor
O empreendedor que decidir fazer a vitrine sozinho precisa treinar a equipe para que todos saibam da sua importância.                       @modaemminas
Mesmo assim, um colaborador terá de ser o responsável por essa área e fazer os ajustes necessários periodicamente.
Fonte: Leo Ribeiro

Sua vitrine já está pronta para arrasar na primavera/verão?

E hora de deixar sua loja atraente.

Abaixo algumas inspirações!
Fotos: Google










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