Portuguese English Spain

31/05/2013

O LOUNGEWEAR INVADE AS PASSARELAS E PROVA QUE É POSSÍVEL USAR O LOOK PIJAMA ALÉM DOS LENÇÓIS

Uma verdadeira festa do pijama tomou conta das passarelas internacionais mais recentes. Pelas mãos de Marc Jacobs, Phoebe Philo, Raf Simmons e Miuccia Prada, entre outros top players da moda, o loungewear 2013 vai muito além dos lençóis, com peças e acessórios de perfume boudoir sexy e moderno, que prometem incorporar os melhores looks da temporada – pense em calças de shape amplo, regatas e camisas de seda com estampas de ares retrô e vestidos à la camisola, que, além de hiperconfortáveis, podem ser usados de diversas maneiras, day & night.
A produção com cara de guarda-roupa da vovó se tornou mania em 2012 e a lista das etiquetas adeptas vem crescendo consideravelmente. A vontade de tirar o pijama do closet, porém, é antiga. A moda surgiu com os palazzos pajamas, túnicas e calças de modelagem longe do corpo, lançadas na década de 1960 e consagradas nas estampas psicodélicas de Emilio Pucci. Os modelos até ganharam reedição recente, mas foram mesmo os conjuntinhos monoprint que ressuscitaram a febre.
Embaixador-mor do estilo pijama chic, Marc Jacobs levou para a passarela de inverno da Louis Vuitton um time de mulheres decadentes, que elegeram seus melhores modelitos para ficar em casa. No figurino da noite, vestidos delicados, conjuntinhos de seda luxuosos e robes com detalhes de pele ultraglam. “Houve um forte retorno das silhuetas dos anos 1990, mas com uma releitura feminina. Entre as principais peças estão os vestidos de cetim ou seda com aplicação de rendas, que se assemelham muito às camisolas”, explica Andreia Bisker, diretora do portal de tendências WGSN na América Latina.
Em coleção da marca homônima, desfilada durante a semana de moda de Nova York, Jacobs também trouxe estilo semelhante, apresentado por um time de sonâmbulas fashion. “O loungewear capta um novo movimento, voltado para uma elegância descontraída”, explica Jane Monnington Boddy, diretora sênior de tendências do portal Stylesight, em Londres. “Muitos nomes investiram no estilo, como Stella McCartney, Giles, Rochas e The Row.”

Integrando esse time de peso, diversas labels internacionais trouxeram boas referências à estética. Dries van Noten desfilou opções contemporâneas, que saem da cama diretamente para as ruas: conjuntinhos com crash afinado de estampas e mix de diferentes tons de xadrez em uma mesma produção. “A graça da tendência é usar o look pijama dos pés à cabeça”, sugere a stylist e consultora de moda Manu Carvalho. “Mas vale brincar com a estética e temperar a produção ao gosto do fashionista.” Haider Ackermann e Missoni, por exemplo, propõem versões mais light, combinando regatas transparentes com casacões pesados e blazers estruturados, em um hi-lo estratégico de proporções.
Quem quer levar a trend ao pé da letra pode apostar nas Birkenstocks da Céline, forradas de pele colorida. Com vibe de pantufa grifada, a peça virou um must have na wish list de dez entre dez fashionistas. “A sandália é um clássico que a gente ama e a Céline é a marca hype do momento”, destaca Manu. Provando que a tendência chega com força também nos acessórios, Phoebe Philo, nome à frente da marca francesa, soube como ninguém repaginar a peça, que ganhou versão invernal e apelo quero-já.

Sono da beleza
Os desfiles internacionais reúnem boas dicas de styling para encarar o estilo sem ficar over. A primeira lição é não economizar em materiais nobres. O truque é a escolha precisa de tecidos: veludo, seda e paetês transformam o bom e velho pijama em traje para mil e uma ocasiões. “Detalhes de couro também são ótimos para tirar a produção do básico”, indica Fernanda Niemeyer, estilista no comando da marca A. Niemeyer.
Atualizar estampas clássicas e de mood vintage, misturando-as com cores fortes, também está na cartilha. Para arrematar, lance mão de acessórios poderosos. “Aposte em peças que fujam do tema, como uma bolsa urbana e uma sandália de salto alto”, indica Manu Carvalho. Na brincadeira, vale também quebrar o clima com elementos fora do universo sleepwear. “Abra o decote e invista em um poderoso maxicolar”, sugere a consultora.
Com tantas propostas e opções incríveis por aí, o novo loungewear não dever sair de cena tão cedo. Não durma no ponto!
Fonte: Elle

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo