Portuguese English Spain

23/03/2015

Como ajustar uma roupa

Gente nas minhas andanças pela internet me deparei com essa matéria da Revista Manequim com dicas ótimas para quem precisa ajustar a roupa. 
Confesso que já deixei de comprar uma peça por não ter (não tinha, agora tenho uma fantástica) uma costureira que fizesse o serviço a altura.
Portanto, se você já tem uma costureira legal, vai ai as dicas da Revista Manequim Digital.

Dicas práticas para ajustar uma peça

Descubra quais são os serviços mais pedidos nos ateliês de costura e confira truques que vão facilitar o seu trabalho:

 
Foto: Revista Manequim Digital


“Quando se trata de encomenda, o serviço deve ser rápido e ao mesmo tempo perfeito. Diferente da costura por hobby, que o mais importante é caprichar nos mínimos detalhes”, diz Eliane Tear, proprietária do Ateliê Rainhas da Costura, em São Paulo.
Eliane também contou que os cinco serviços mais pedidos são: barra, pense, diminuir peça, fazer costura invisível e franzido (nesta ordem!). Por isso, contamos alguns segredos de como fazer este tipo de serviço:
1. Barra: existem duas regras básicas para fazer uma boa barra. A primeira é usar a linha adequada - de pesponto, e a segunda é costurar com uma agulha específica para o tecido. Antes de cortar, marque a calça com giz - além de fazer um sinal forte, sai facilmente depois.  

2. Pence: antes de qualquer coisa, modele a peça no corpo de quem vai usar, para ficar com o formato. Experimente passar o ferro para vincar a dobra, facilita muito.

3. Diminuir peça: todas as peças possuem uma margem de costura de 1 cm interno do fechamento. Para deixar o trabalho impecável, passe a costura entrando nas laterais.

4. Costura invisível: como a maior parte das peças que pedem uma costura invisível são sociais, prefira fazer manualmente para não ficar uma marca aparente. Para isso, passe um fio simples de linha na agulha - precisa ser da mesma cor do tecido.

5. Franzido: faça duas costuras paralelas usando o maior ponto da máquina. No final, puxe somente as duas linhas que ficam em baixo do tecido."


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo